O que é Engenharia Econômica?

Ricardo Massaro

31 maio 2021

Nenhum comentário

Home Novo

Engenharia Econômica permite análise de alternativas de investimento

A Engenharia Econômica trata da aplicação de processos que permitem análise bastante precisa de alternativas de investimentos, avaliação de custos, tempo de vida dos bens e demais aspectos correlatos.

É fundamental, tanto para analisar investimentos, como para avaliar os resultados e também para optar entre alternativas, a aplicação de procedimentos que permitam conclusões tecnicamente corretas.

Assim, busca-se responder às questões usuais:

  • O Investimento é rentável?
  • Sua rentabilidade satisfaz?
  • É exequível?
  • Dentre as alternativas de investimento, qual será a melhor?
  • E outras correlatas.

Com a utilização de ferramentas apropriadas, e a comparação dos resultados frente a indicadores consagrados as metas serão atingidas.

Valor Presente Líquido (VPL ou NPV), Taxa Interna de Retorno (TIR ou IRR) aliados à Taxa Mínima de Atratividade (TMA) – são os responsáveis pela obtenção das conclusões que se deseja.

Além das análises dos investimentos, podem ser comparadas as situações de custos buscando minimizá-los, além de conseguir o decidir sobre substituição de equipamentos.

Aplicação

São aspectos relevantes que permitem atuação em praticamente todas as áreas financeiras, já que os processos levam em conta o valor do dinheiro no tempo, permitindo considerável precisão. Vale a pena o conhecimento do assunto, e, para tal, o Curso Fundamentos da Engenharia Econômica se presta perfeitamente.

Autor:
Sérgio Vignoli
Engenheiro civil formado pelo Mackenzie, Sérgio José Vignoli atuou por mais de trinta anos no setor da construção civil nas áreas de orçamento e viabilidade de incorporações bem como projetos estruturais de pequeno porte e gerenciamento de obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *