Os principais objetivos do curso são :
- Apresentar a importância da análise das legislações urbanísticas para o cálculo do método involutivo;
- Utilização do Método Involutivo para avaliação de terreno urbano;
- Compreender as diferenças e limitações entre o Método Involutivo Estático e Dinâmico; e
- Compreensão geral do método involutivo aplicado na incorporação imobiliária e sua utilização para aferição de resultados avaliados com a utilização de outras metodologias.
• Preferencialmente por Engenheiros e Arquitetos registrados no CREA / CAU. Recomendado a profissionais em geral que atuam com a incorporação imobiliária.
- Conceitos gerais da Engenharia de Avaliações aplicados ao Método Involutivo;
- Critérios para análise de legislação urbana. Conceituação de métodos de avaliação indiretos: método da capitalização da renda e método involutivo;
- Aplicabilidade do método involutivo na avaliação de terrenos urbanos, método involutivo estático e dinâmico;
- Conceitos de engenharia econômica (VPL, TIR, etc.) aplicados ao método involutivo;
- Particularidades e conceitos do mercado imobiliário a serem observadas na avaliação pelo método involutivo com base na NBR 14.653-1, NBR 14.653-2 e NBR 14.653-4.
Aula 1 – Conceituação da Engenharia de Avaliações que envolvem o Método Involutivo
Conceitos base da Engenharia de Avaliações necessários para o pleno conhecimento sobre o Método Involutivo, tais como: Empreendimentos de base imobiliária e imobiliário, Método da Capitalização da Renda, Método Involutivo, Aproveitamento Eficiente, etc.Aula 2 – Considerações para Modelagem do Empreendimento (incorporação imobiliária)
Compreensão de conceitos que envolvem as legislações urbanísticas e são necessários para aplicação do método involutivo. Considerações sobre o ciclo do empreendimento imobiliário (incorporação imobiliária).Aula 3 – Engenharia Econômica, Metodologia Aplicada e Considerações Finais
Conceitos da engenharia econômica para aplicação do método involutivo. Conceituação do Método Involutivo Estático e Dinâmico, sequência para aplicação da metodologia (apresentação de planilhas de cálculo) e conclusões.
Engenheiro Civil Marcos Mansour Chebib Awad
Engenheiro Civil especialista em Economia Aplicada e Gestão pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Mestre em Ingeniería de la Tasación y Valoración pela Univesitat Politécnica de Valência, Espanha. Membro Titular do IBAPE/SP, sendo atual Vice-presidente, gestão 2022 – 2023, tendo atuado nas últimas gestões como Diretor Técnico, gestão 2018 – 2019; Diretor Cultural, gestão 2018 – 2019, Coordenador da Câmara Técnica de Avaliações, gestão 2016 – 2017. É professor e co-Coordenador técnico do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Perícias de Engenharia e Avaliações, parceria Universidade Presbiteriana Mackenzie / IBAPE SP.
Possui certificação profissional pelo IBAPE Nacional. Diretor da Validar Engenharia de Avaliações LTDA.