Manutenção Predial também promove economia e sustentabilidade.

Ricardo Massaro

04 setembro 2019

Nenhum comentário

Home Novo

Manutenção Predial

A manutenção predial quando bem empregada proporciona diversos benefícios a edificação e monitora ao mesmo tempo, se estão sendo atendidas as exigências das leis e das normas, é o melhor caminho para garantir os requisitos dos usuários, sendo estes relacionados à segurança, habitabilidade, sustentabilidade e as devidas proteções em relação a exposição aos fatores externos e internos da edificação.

Quando uma ação preventiva é realizada, ela proporciona economia, pois existe um gasto 5 (cinco) vezes maior com as ações corretivas, isto nos mostra que antecipar-se às possíveis demandas da edificação, gera ganho a todos e é fator indispensável para a sustentabilidade.

Lamentamos que algumas leis e normas são exigidas muitas vezes, posterior as tragédias, como foi o caso do Edifício Liberdade no Rio de Janeiro e do desabamento da sacada do edifício Versailles no Bairro Meireles em Fortaleza, todos com vítimas.

Não é cultural em nossa sociedade valorizar, manter, cuidar e promover ações preventivas de manutenção nas nossas edificações, não temos como hábito as atenções dadas as nossas edificações como temos com os nossos automóveis, por exemplo.

Tantas são as normas que mencionam sobre durabilidade das edificações, tendo como objetivo o desempenho de seus sistemas construtivos e os procedimentos para atingir Vida Útil de Projeto (VUP), portanto, para que estas condições sejam atendidas, se faz necessária uma manutenção devidamente profissional.

Dada a conscientização e importância da manutenção predial, a melhor opção que os síndicos, gestores e administradores de edificações dispõem para o controle e organização do uso, operação e manutenção dos edifícios, é a contratação dos serviços de Inspeção Predial.

Autor:
Alex de Souza Cardoso
Engenheiro, Diretor da Servare Engenharia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *