Apresentar os requisitos e procedimentos para as Vistorias como espécie de Perícias de Engenharia na Construção Civil, nas modalidades descritas na revisão da ABNT NBR 13752 – Perícias na Construção Civil. São elas: Vistoria de Constatação, Vistoria de Análise Comparativa de Conformidade e Vistoria de Apuração de Nexo Causal ou de Causalidade.
Iremos apresentar e demonstrar com exemplos práticos de casos de Perícias de Engenharia na Construção Civil, a metodologia investigativa e o raciocínio pericial lógico dedutivo para a apuração do nexo causal de irregularidades ou anomalias em geral, não conformidades, vícios, defeitos e falhas de manutenção.
Fazendo este curso você aprenderá:
Conceitos e definições contidos na atual revisão da ABNT NBR 13752.
Requisitos, procedimentos e principais etapas para as Vistorias de Constatação, de Análise Comparativa de Conformidade e de Apuração de Nexo Causal.
Diferença entre as modalidades de Vistoria e suas combinações, conforme objeto, objetivo e finalidade da Perícia.
• Engenheiros civis e arquitetos
Aula 1 - Apresentação e detalhamento dos conceitos envolvendo Perícias de Engenharia na Construção Civil, especialmente relacionados com vistorias e suas tipologias, apuração de nexo causal, anomalias, conformidade, vícios, defeitos, avarias e danos nos termos da revisão da ABNT NBR 13752.
Apresentação dos conceitos relacionados com desempenho de sistemas construtivos nas edificações e suas aplicações práticas nas Perícias envolvendo apuração de nexo causal.
Apresentação dos requisitos essenciais ao trabalho pericial com objetivo de apurar nexo causal de irregularidades nas edificações para sua fundamentação e precisão técnica.
Aula 2 - Participação especial do advogado Dr. Carlos Pinto Del Mar sobre "Qualidade da Construção Civil" para destaque dos aspectos jurídicos garantias e prazos de reclamação
Apresentação dos conceitos técnicos da ABNT NBR 17170: Edificações - Garantias - Prazos recomendados e diretrizes, e a interface com as perícias de engenharia envolvendo apuração de nexo causal.
Aula 3 - Metodologia investigativa para apuração de nexo causa das principais irregularidades nas construções e edificações com base em raciocínio lógico dedutivo considerado o sintoma, seus mecanismos de ação, sua origem e seu agente causador.
Apresentação e detalhamento de exemplos práticos do desenvolvimento do raciocínio lógico dedutivo nas Perícias na Construção Civil, especialmente envolvendo os vícios.
Avaliação de relatórios de ensaios tecnológicos, quando necessários à apuração de nexo causal nas Perícias.
Análise pericial dos Manuais de Uso, Operação e Manutenção das edificações e dos atendimentos às recomendações de Manutenção previstas na ABNT NBR 5674.
Flávia Zoéga Andreatta Pujadas
Engenheira civil formada pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie; Especialista e Pós Graduada em Perícias de Engenharia e Avaliações; Máster em Tecnologia da Educação; Membro titular do IBAPE/SP; Professional Member of Royal Institution of Chartered Surveyors - RICS, UK; Conselheira vitalícia do IBAPE/SP; Presidente do IBAPE/SP 2014 / 2015; Diretora Técnica do IBAPE/SP 2007 / 2008, 2010 / 2011 e 2012 / 2013; Diretora da Unión Panamericana de Asociaciones de Valuación – UPAV 2016 / 2018; Coordenadora da Câmara Técnica de Perícias de Engenharia 2018 / 2019 e 2020 / 2021; Professora convidada da Universidade Mackenzie no curso de Pós Graduação latu sensu de Perícias de Engenharia e Avaliações nas disciplinas de Perícias em Edificações e Inspeção Predial; Professora do IBAPE/SP nos cursos de Vícios Construtivos – Apuração de Nexo Causal; Perícias Judiciais, Inspeção Predial e Procedimentos Técnicos para Recebimento e Entrega de Obras na Construção Civil;
Professora convidada da Fundação Getúlio Vargas do núcleo GVpec no curso de extensão em Investimentos Imobiliários até 2012; Relatora e Revisora das “Diretrizes Básicas de Inspeção Predial em Estádios de Futebol”, 2009, que subsidiou o Decreto Federal no 6.795 de 16/03/09, o Decreto Federal no 56.819 de 10/03/11 e a Portaria no 290/15 do Ministério do Esporte; Coautora dos livros “Técnicas de Inspeção Predial e Manutenção” da Editora Pini, “Manutenção Predial” da Editora Pini e “Inspeção Predial – Guia da Boa Manutenção e Check Up Predial” da Editora Leud; Autora de artigos técnicos publicados sobre Vistorias, Inspeção Predial e Manutenção na revista Construção Mercado da Editoria Pini; Primeira Secretária da Comissão de Estudos ABNT CE:02.140.02 – Inspeção Predial, originária da norma ABNT NBR 16747: Inspeção Predial; Representante do IBAPE/SP nas Comissões de Estudos da ABNT para revisão da norma ABNT NBR 13752: Perícias e Engenharia na construção civil e na elaboração da norma “Garantias das edificações”; Atua há mais de 20 anos como perita e assistente técnica em demandas judiciais e arbitrais; Sócia Diretora da ARCHEO Engenheiros Associados desde 1994.