Patologia em Estruturas de Concreto Armado – Edifícios

Professor

IbapeSP Conecta

Categoria

IbapeSP Conecta

Alunos

Ainda sem Alunos.

Comentários curso

Ainda não há comentários

Objetivo

Neste curso serão estudados os fenômenos patológicos correntes em estruturas de concreto armado de edifícios. Reparo, recuperação, reforço e reabilitação.

Apresentação geral:

Serão estudados os fenômenos patológicos correntes em estruturas de concreto armado de edifícios, sejam elas ocorridas por falhas de concepção (congênitas), construção (adquiridas) ou ausência de manutenção preventivas ou uso indevido da edificação e como evitá-las.
Apresentaremos as principais técnicas, processos construtivos e materiais de construção que podem ser adotados nos serviços de reparo, recuperação, reforço e reabilitação destas estruturas.

Datas

Datas:
21 a 23 de março

Conteúdo Programático

1.0 – Patologia das estruturas de concreto armado
1.1 – Introdução e conceitos técnicos;
1.2 – Referências normativas;
1.3 - Mecanismos de envelhecimento e deterioração das estruturas de concreto:

Dentro desse enfoque serão considerados, os principais mecanismos de envelhecimento e deterioração da estrutura de concreto, sendo eles:

1.3.1 - Mecanismos preponderantes de deterioração relativos a massas de concreto
a) lixiviação;
b) expansão por ação de águas e solos que contenham ou estejam contaminados com sulfatos;
c) expansão por ação das reações entre os álcalis do cimento e certos agregados reativos;
d) reações deletérias superficiais de certos agregados decorrentes de transformações de produtos ferruginosos presentes na sua constituição mineralógica.

1.3.2 - Mecanismos preponderantes de deterioração relativos à armadura:

a) Despassivação por carbonatação, ou seja, por ação do gás carbônico da atmosfera;
b) Despassivação por elevado teor de íon cloro (cloreto) na massa de concreto.

A quem se destina:
Engenheiros e Arquitetos registrados no CREA e CAU.

Docentes

Eng. Alexandre Tomazeli
Esp. Msc Ex - Professor de 01/2011 a 09/2015 e responsável pelas cadeiras Construção de Edifícios I, Construção de Edifícios II e Patologia das Construções e professor Assistente na cadeira Laboratório de Materiais de Construção II na faculdade de Engenharia Civil da Universidade Presbiteriana Mackenzie - Campus Higienópolis - São Paulo - SP; Professor no curso de especialização de perícias de Engenharia na Universidade Presbiteriana Mackenzie/IBAPE nas disciplinas de Patologia e excelência em Alvenarias de vedação, Patologia de revestimentos argamassados e placas cerâmicas e Patologia em estruturas de concreto armado; Professor no Instituto IDD nas disciplinas de Patologia e excelência em Alvenarias de vedação, Patologia de revestimentos argamassados e placas cerâmicas, monocamada e piscinas.

Eng. Guilherme de Castro Gonçalves
Possui graduação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie 2013 e é sócio técnico da TOTEN Tomazeli Tecnologia e Engenharia Ltda, Mestrando em Habitação: Planejamento e Tecnologia - IPT Instituto Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, na área de Concentração em Tecnologia das edificações À concluir: 2018.TEMA: Critérios de inspeção e aceitação de revestimentos de argamassas em fachadas de edifícios, Formação complementar em: Conservação e reabilitação de estruturas de concreto ABCP; Intensivo de Tecnologia básica do Concreto e Produção Otimizada e com qualidade de Blocos de Concreto pela ABCP Associação Brasileira de Normas Técnica.

Nossos principais Professores

IbapeSP Conecta é o canal de cursos online dp IbapeSP. Oferece cursos em perícias e avaliações, com aulas ministradas por profissionais que são referência no setor

Preço : 887,25 R$

Max Disponibilidade : 35

Categoria : IbapeSP Conecta

Localização : Auditório do IbapeSP

Duração : 16 horas 3 Aulas

Dúvidas?