Concreções Ferruginosas no Agregado

Ricardo Massaro

05 dezembro 2018

Nenhum comentário

Home Novo

Concreções Ferruginosas nos Revestimentos Argamassados

Alvenaria é o sistema mais difundido no Brasil e em muitos outros países. Tem por finalidade criar e separar ambientes internos e externos. A vasta utilização dessa solução construtiva é atribuída principalmente ao baixo custo e à facilidade de execução quando comparada com outros sistemas.

O conceito da utilização da alvenaria é a transmissão de cargas por meio de tensões predominantemente de compressão. Isso justifica o início do desenvolvimento construtivo ter sido basicamente o empilhamento de unidades.

O revestimento argamassado é o acabamento mais utilizado em alvenarias

Segundo a norma NBR 13529 a definição de revestimento de argamassa é: “o cobrimento de uma superfície com uma ou mais camadas superpostas de argamassa, apto a receber acabamento decorativo ou constituir-se em acabamento final”.
Alguns componentes dos revestimentos podem conter impurezas que podem causar anomalias indesejadas.

A presença de concreções ferruginosas no agregado que compõe a argamassa de revestimento de alvenarias, por exemplo, pode causar a patologia apresentada nas fotos a seguir.

Presença de Materiais Ferruginosos

O material ferruginoso sofre oxidação em contato com a umidade, se expande causando uma vesícula no revestimento e manchas castanho avermelhadas. Quando mais grave pode ocorrer o destacamento do revestimento.

Para evitar este tipo de patologia é necessário que o agregado, areia, seja apropriado para argamassa, ou seja, não conter impurezas.

Autora:
Cristiana Furlan Caporrino
Engenheira Civil, Diretora da Furlan Engenharia e Arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *